Banda Musical de Lagares - Banda Filarmónica
Luis Miguel Rodrigues Oliveira

Luís Oliveira, nasceu em março de 1991, natural de Lagares, Penafiel. Iniciou os seus estudos musicais com 10 anos de idade na Escola de Música da Banda Musical de Lagares, na classe do professor José Manuel Freitas. No ano seguinte, em 2002, iniciou o estudo de clarinete com o professor João Moreira. Aos 14 anos iniciou o estudo oficial de música na Academia de Música de Lousada (atual Conservatório Vale do Sousa), na classe de clarinete, sob a orientação do professor Tiago Abrantes, até junho de 2008. Posteriormente integrou a classe do professor Carlos Silva. Entre 2010 e 2014 frequentou aulas particulares de instrumento com o Professor Alberto Vieira. Frequentou masterclasses e workshops de clarinete com os conceituados professores Nuno Pinto, Bruno Gama, Nuno Silva, João Moreira, Iva Barbosa, Ricardo Alves, José Eduardo Gomes e João Ramos. Como instrumentista trabalhou com os maestros José Manuel Freitas, Alberto Vieira, José Eduardo Gomes, Rui Leal, Frederic Cardoso, Fernando Marinho, Francisco Ferreira, António Ferreira, Filipe Fonseca, entre outros. Colabora regularmente com diversas bandas filarmónicas e orquestras de sopros a nível nacional. Foi membro da Orquestra Clássica da FEUP desde a sua fundação (setembro 2013) até 2018, onde desempenhou o papel chefe de naipe.

Dedicou-se à direção musical aos 19 anos, frequentando o primeiro masterclasse sob a orientação do maestro Rafael Agulló Albors. Em 2015, aprofundou os seus conhecimentos de direção com o maestro José Eduardo Gomes. Em setembro de 2016 foi admitido na Academia Europeia de Direção de Banda para estudar Direção de Orquestra, sob orientação artística do Maestro Jan Cober. Tem vindo a frequentar regularmente masterclasses de Direção de Orquestra com diversos maestros de renome, dos quais se destacam Alberto Roque, Alex Schillings, André Granjo, Douglas Bostock, Fernando Marinho, Jan Cober, Javier Viceiro, Jean Sébastien Béreau, José Eduardo Gomes, José Rafael Pascual Vilaplana, Rafael Agulló Albors e Shannon Kitelinger. Simultaneamente, tem aprofundado os seus conhecimentos em análise, harmonia e orquestração primeiramente com o Professor Artur Fernandes no Conservatório de Música do Porto e desde 2017 com os Professores Andrés Álvarez e Cláudio Moreira a título particular. Em maio de 2022, concluiu o curso Direção de Orquestra de Academia Europeia de Direção de Banda onde teve a oportunidade de dirigir a Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública.

Desde 2018 é maestro da Banda Musical de Lagares. É diretor artístico, professor de clarinete e orquestra de sopros na escola de música da Associação Musical e Recreativa de Lagares. Foi responsável pela estreia mundial das obras Pecten Maximus de Nelson Jesus (2018) e Samsara de Andrés Álvarez (2022), encomendadas pelo próprio e dedicadas à Banda Musical de Lagares.